Notícias e Artigos

Tratamentos com testosterona dobram risco de ataque cardíaco em homens

Um estudo norte-americano mostra que a terapia com testosterona dobra o risco de ataque cardíaco em homens com mais de 65 anos e quase triplica em homens mais novos que tenham histórico de doenças do coração. Essa pesquisa, publicada na revista científica PLOS One, envolveu 56 mil homens e é a ultima da série de estudos sobre o risco de ataquecardíaco causado pelo uso da testosterona como tratamento, que tem sido muito comum nos últimos anos.

No Brasil, muitos homens utilizam a testosterona para o tratamento da andropausa e para o fortalecimento muscular, a chamada hipertrofia.

Os pesquisadores compararam os homens que utilizam a testosterona com aqueles que fazem uso de medicamentos prescritos pelos médicos para disfunção erétil, já que os dois grupos são similares em muitos aspectos. Eles descobriram que os medicamentos aumentam suavemente o risco de ataque cardíaco, diferente da testosterona, que agrava significativamente.

Embora não esteja claro por que esse hormônio pode causar danos ao coração, alguns estudos sugerem que a testosterona pode diminuir os níveis de HDL (colesterol bom), aumentando o risco de doenças do coração. Outra possível causa é que a testosterona pode aumentar a coagulação dentro das artérias que irrigam o coração.
 

Fale Conosco

Nome: E-mail: Telefone:

Informações:

Rua Dona Adma Jafet, 50 Cj 74
Bela Vista - SP - Sao Paulo - 01308050

11 3257-5651 | Dr. Daher Chade - CRM: 105.209/SP

contato@chade.med.br